A VIAGEM SONORA DE KIKA

Cantora e compositora de São Paulo, Kika faz música contemporânea com influência tropicalista, sonoridade jamaicana e beatlemaníaca, reflexo de suas influências em parceria com Victor Rice, produtor de seu último disco: “Navegante”, de 2016.

 

kika_10_Foto_AnaCarolAzeredo
crédito: Ana Carol Azeredo

Você lançou seu primeiro trabalho solo, “Pra viagem”, no Levada, em 2013. Era sua estreia nos palcos cariocas. O que representou aquele momento na sua carreira?

Sim, era minha estreia nos palcos cariocas. Esses shows foram muito importantes pra mim, porque – além de oferecer uma infraestrutura excelente, equipamentos legais e tudo – a equipe era incrível. Eu lembro que escrevi pro técnico de som e conversei sobre a linguagem, ele respondeu: “ah, é dub, né?“. E pronto, chegamos lá, e todos os delays já estavam abertos. Ele ouviu o disco e entendeu tudo, contribuiu imensamente.

Outro ponto muito relevante é que a equipe do projeto estava totalmente conectada com a minha produção, que foi a DOBRA. Foi o Jorge LZ, curador do projeto, que me apresentou pra Julianna Sá, que fez uma produção executiva muito perfeita e encaminhou a assessoria de imprensa junto com a ZUCCA. Eu dei entrevista para os principais veículos cariocas, o show foi super bem divulgado, e até uma equipe de vídeo (LaCumbuca) gravou e publicou o show também. Enfim, mesmo que a gente faça nossa parte, chegue com o som prontinho e ensaiado, nunca seria possível chegar a um resultado massa sem uma turma dessa abrindo tantos caminhos.

EU CONSIDERO UMA PREMIAÇÃO O FATO DE TER SIDO SELECIONADA PARA O LEVADA. É O TIPO DE EVENTO QUE DÁ CREDIBILIDADE AO ARTISTA.

Kika

O que mudou nesses quatros anos? Você faria algo diferente se pudesse voltar no tempo, até 2013?

Nesses quatro anos, eu fiz mais um disco e participei de muitos outros projetos. O que mudou foi a minha experiência de palco, a clareza sobre meu estilo e sobre o que eu represento como artista. Eu fui amadurecendo e tenho certeza de que o eco desses shows do Rio tem muito a ver com isso. Eu considero uma premiação o fato de ter sido selecionada para o Levada. É o tipo de evento que dá credibilidade ao artista. É muita gente fazendo som e lançando disco todo ano, e ser escolhida por uma curadoria que está conectada a tudo o que acontece no Brasil é totalmente sensacional. Naquele ano, foram muitas surpresas assim. Eu acho que esse disco ficou legal mesmo, muita gente gostou, eu mesma escuto até hoje.

Se eu pudesse voltar no tempo, teria convidado um artista carioca pra tocar comigo. Eu tenho feito isso faz tempo, convido sempre um artista local pra fazer um som junto, mas ali era minha estreia, e eu ainda não tinha essa idéia. Ano passado, cantei no Rio e chamei a Júlia Bosco, que chegou maravilhosa. Nos conhecemos ali no palco. Conexão instantânea.

Quais os melhores frutos que você colheu do que plantou no Levada?

Bem, além do trabalho, eu plantei e colhi sentimentos, vínculos afetivos. O Jorge LZ e a Julianna se tornaram amigos muito próximos desde então. Ano passado, voltei ao Rio para um show no Verão do Castelinho, com certeza como fruto do Levada também. Foi muito legal trabalhar com o Wagner Vallim, curador do Castelinho, de quem recentemente me tornei fã – estou acompanhando um projeto vocal dele em homenagem aos Beatles.

E que tipo de contribuição você poderia dar ao Levada?

Eu contribuiria para o projeto de várias maneiras: indicando artistas legais que estão lançando discos aqui em São Paulo, participando de shows, divulgando nas minhas redes… Estou à disposição para tudo e com gratidão eterna.

 

VISITE A PÁGINA DA ARTISTA: KIKA | OUÇA: KIKA
FOTO EM DESTAQUE: CELSO PEREIRA | FOTO ENTREVISTA: ANA CAROL AZEREDO | ENTREVISTA: SHEILA GOMES | EDIÇÃO LEVADA ENTREVISTA: LAURA LIMP
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s